Por que aprender Mandarim é a coisa mais inteligente a se fazer?

Oito motivos por quê aprender Mandarim é a melhor decisão da sua vida!

Aprender Mandarim atualmente promete resultados drásticos. A verdadeira pergunta é: por que você não deveria aprender Mandarim?

Sim, sim, as pessoas estão sempre tagarelando sobre a dificuldade de aprender uma língua asiática que é totalmente distinta do Português. Mas a verdade é que de todas as coisas que você possa fazer no seu tempo livre, aprender Mandarim é, sem sombra de dúvidas, o melhor investimento que você pode fazer na sua vida.

Não importa se está procurando uma nova aptidão acadêmica, novas habilidades profissionais ou uma nova perspectiva de vida: são poucas as atividades com um potencial tão compensatório quanto essa.

Não vamos ficar apenas na teoria! Leia e descubra por quê deveria largar tudo agora e começar a aprender a língua chinesa já!

          1- Mandarim não é tão difícil quanto parece

Ignore os papagaios de pirata. Uma das reações mais comuns das pessoas quando você sugere que vai estudar Mandarim é começar a reclamar quão difícil a língua é. Felizmente, para os estudantes da língua chinesa, isso está totalmente errado.

Diferentemente da maioria dos idiomas, que usam a escrita fonética, o Mandarim é composto por pictogramas e ideogramas semifonéticos. A boa notícia é que isso é provavelmente a parte mais difícil da língua e a mais óbvia também.

As pessoas muitas vezes assumem que todos os outros elementos da linguagem são igualmente difíceis, quando isso não é o caso de todo. Chinês pode parecer difícil, mas faça uma comparação com uma língua como o Finlandês, por exemplo, que não parece muito intimidante até descobrir que a língua possui a gramática mais complexa do mundo!

2- Mandarim tem uma gramática simples sem tempos verbais, casos, gêneros

Em se tratar de compelxidade gramatical, o Mandarim é realmente uma das línguas mais fáceis que existe para aprender.

Diferente da maioria das línguas europeias, o idioma não tem construções complicadas como caso e gêneros. Também lida com tempos verbais de uma maneira extremamente simples.

Quando considerar quanto tempo os estudantes concentram para aprender conjugações verbais e flexões de gênero, você vai começar a perceber que essa é uma área em que os estudantes de Mandarim podem ultrapassar os demais muito rapidamente.

3- Até a dificuldade de tonalidade e caracteres é exagerada

Um último ponto a ser feito aqui sobre o Mandarim (Chinês) é que mesmo a dificuldade das suas partes mais difíceis – caracteres e tonalidade – é exagerado.

Muitas vezes, as pessoas descartam o Mandarim dizendo coisas do tipo “Não vou ter que aprender 10000 figuras aleatórias?” ou “Cada palavra não tem 10 significados?”. A verdade é que os caracteres não são figuras aleatórias, mas um sistema racionalmente organizado de radicais e elementos fonéticos que não é tão complicado de aprender. Aliás, um estudante só precisa realmente saber 2000 a 3000 caracteres para ter um grau razoável de fluência.

Em relação às tonalidades, embora importantes, elas não são necessariamente fundamentais para a compreensão. Na verdade, os chineses tendem a usar mais o contexto do que a tonalidade para entender o que você está falando em uma determinada frase.

4- Aprender Mandarim está melhor que nunca!

Antigamente, aprender a língua chinesa envolvia um processo trabalhoso com dicionários enormes, listas intermináveis de caracteres e gravações de baixa qualidade. Felizmente, agora está muito mais fácil para quem quer aprender o idioma!

Técnicas de aprendizagem digitalmente assistidas como aplicativos e softwares para computadores explodiram na última década, oferecendo aos estudantes excelentes dicionários e programas de ensino de caracteres fabulosos. 

Você pode checar alguns na nossa lista das melhores aplicações para aprender outras línguas. lataformas de mídias sociais também são de grande ajuda para aprender o Mandarim, veja aqui os benefícios de aprender pelo YouTube, por exemplo. Isso tudo tornou o aprendizado muito mais rápido e eficiente do que jamais foi.

5- Mandarim oferece um mundo de oportunidades para você

Claro que você não deve aprender a língua chinesa só porque é fácil e acessível, mas sim por causa dos benefícios que saber o idioma pode te proporcionar.

De fato, neste momento, Mandarim é a melhor língua para aprender se quer ter uma boa vantagem na vida.

6- A economia da China está expandindo

O principal fator de atração é a economia em expansão da China e seu status como potência global emergente. Ao longo dos últimos anos, a China se transformou de um país pobre de terceiro mundo para a maior economia global, indiscutivelmente.

Durante esse mesmo período, a China se abriu para o mundo, encorajando investimentos estrangeiros e a cooperação econômica. Como tal, há uma gigantesca demanda por pessoas que possam fazer essa ponte entre a China e o resto do mundo.

7- Conhecimentos de Mandarim são raros, o que te torna MUITO atrativo

Obviamente, para ser essa ponte, há uma habilidade que você precisa ter: fluência em Mandarim. Devido à falta de pessoas no mundo ocidental dos negócios que falem Mandarim e Inglês, há uma grande demanda por esses conhecimentos e isso pode significar, naturalmente, salários muito lucrativos.

Ao aprender Mandarim, você pode se transformar de um funcionário de baixo valor para uma peça fundamental para o sucesso do projeto na China, tornando-se um candidato muito atraente.

8- Você irá se comunicar com mais de um bilhão de pessoas em Mandarim

  • A China tem uma população gigantesca que não fala Inglês

Lateralmente aos óbvios benefícios econômicos e de posicionamento no trabalho, há um mar de outros benefícios em saber Mandarim. Enquanto o Inglês é amplamente falado no mundo todo, esse não é o caso da China. Ainda assim, como contamos no nosso artigo com 45 curiosidades sobre os idiomas, os falantes de Mandarim representam quase 15% da população mundial. É muita gente!

A China é uma civilização milenar e a diáspora chinesa está praticamente em todos os cantos do mundo. Isso presenteia os estudantes com uma comunidade prontíssima para ajudá-lo a aprender e praticar suas habilidades sem sequer ter de deixar o país. Além do mais, essa comunidade geralmente é muito aberta a ajudar outros a aprenderem Mandarim (imagine quão chato deve ser viver num país onde absolutamente ninguém sabe sua língua e você não fala a língua deles) e assim você pode fazer grupos inteiros de novos amigos e aumentar seu repertório cultural.

Está esperando o quê? Largue tudo e comece a aprender Mandarim agora mesmo!

 

 


Comentários