Os 8 PIORES ERROS ao aprender outro idioma

Você está cometendo esses oito erros sem perceber? Confira e não erre mais!

Aprender outro idioma pode ser uma tarefa difícil para qualquer um. Desde a memorização das palavras até mergulhar de cabeça nas regras gramaticais, há uma lista interminável de coisas para as quais você deve se atentar para aprender uma nova língua.

Novos alunos geralmente cometem erros bobos que só causam desperdício de tempo e prejudicam sua confiança. Revelamos aqui os 8 erros impraticáveis que você deve evitar ao aprender um idioma estrangeiro!

         1.Bagunçar com a Gramática

A gramática é o alicerce de qualquer idioma. Portanto, quando você embarcar na jornada de aprender uma nova língua, o primeiro obstáculo será sempre a gramática e é justamente aqui que muitos alunos cometem os primeiros erros. As regras gramaticais são diferentes em cada língua e adquirir o comando sobre essas regras é meio caminho andado.

Para novos estudantes de qualquer idioma, é especialmente importante conhecer as diferentes partes do discurso, bem como as suas aplicabilidades na composição das frases. Seja Inglês, Francês, Italiano ou Espanhol, cada língua tem seu conjunto específico de regras e é importante estar plenamente consciente dessas regras. Conhecer a gramática do seu próprio idioma pode ser um começo mais fácil e fornecerá as bases para que você compreenda o funcionamento das línguas – apesar de cada uma ter seu funcionamento próprio, de acordo com sua origem e história.

Se você quiser começar por uma língua que tem uma estrutural gramatical mais simples, não perca nosso artigo sobre a língua mais falada no mundo, o Mandarim.

2.Ignorar o potencial tecnológico

O método tradicional Para aprender uma nova língua já não vale grande coisa nos dias de hoje. Os tempos de se debruçar sobre pilhas de livros, dicionários e escrever exaustivamente palavra por palavra ficaram para trás! Agora, você consegue achar um sem fim de recursos tecnológicos para impulsionar o seu processo de aprendizagem. Aplicativos para smartphone, softwares para computador, blogs, fóruns, sites, tudo isso deve ser aproveitado para potencializar o seu conhecimento e agilizar o seu aprendizado. É claro que isso não significa que você deve esquecer completamente os cursos de idiomas, afinal, nada impede que você utilize todos os meios possíveis para chegar mais rápido à fluência de um idioma estrangeiro.

3.Desconhecer a cultura da língua estrangeira

Esse é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao aprender uma língua estrangeira. Lembre que a língua é uma parte integrante da cultura e carrega essencialmente toda a história do seu povo. Por isso, é importante se familiarizar com as várias facetas das raízes da cultura e civilização quando você começa a aprender o idioma de determinado país.

Isso inclui tudo, desde seu povo até sua história, arte e artesanato. Quando você estiver familiarizado com esses aspectos fundamentais da língua, ficará muito mais fácil entender completamente o idioma e aprender a utilizá-lo.

4.Não ter uma abordagem holística

Aprender uma nova língua não é só pagar mensalidades e ler livros. Na verdade, é sobre aproveitar todas as oportunidades que possam enriquecer o seu conhecimento sobre a língua estrangeira. Em vez de simplesmente insistir em aumentar o seu vocabulário ou melhorar sua gramática, você pode e deve mergulhar em tudo o que pode aumentar seu conhecimento e suas habilidades, independente se isso envolve assistir filmes, cantar e ouvir músicas, ler jornais, etc.

5.Subestimar a audição e fala

Novos estudantes tendem a recorrer exclusivamente à leitura e escrita, o que apenas prolonga o processo de aprendizagem. Lembre-se que uma língua tem quatro componentes principais, que incluem leitura, escrita, audição e fala.

Todos esses quatros componentes estão interligados uns aos outros e demandam igual atenção. Você não pode simplesmente deixar a fala e a escuta de lado só porque são tarefas que demoram mais tempo ou podem parecer mais complexas. Não se esqueça que é preciso ouvir para falar e que a escrita veio depois da fala, não o contrário.

6.Focar demais em adquirir vocabulário

Outro erro muito comum ao aprender uma língua estrangeira. Alunos iniciantes que estudam um idioma estrangeiro pensam que construir um grande vocabulário é a maneira mais fácil para aprender qualquer idioma. Lembre-se que para aprender uma nova língua não basta memorizar palavras, mas também inclui outras coisas importantes como composição de frases, pontuação, uso e pronúncia, entre outros. Não adianta ter um vocabulário extenso se não souber utilizar.

7.Se esforçar excessivamente para aprender uma nova língua

Só pra começar, aprender uma nova língua pode ser divertido. Contudo, isso se torna uma coisa cada vez mais chata quando o aluno acha muito difícil aprender. Portanto, o aluno teria de fazer um esforço gigantesco para conseguir ter o controle dessa situação, o que torna a tarefa muito mais frustrante. É por isso mesmo que é importante você temperar essa tarefa com atividades interessantes para se manter motivado no percurso.

Por exemplo, você pode ouvir música ou assistir filmes na língua que está estudando. Do mesmo jeito, você pode criar um blog sobre suas atividades diárias ou fazer amizade com um falante nativo.

Felizmente, a internet oferece todas essas opções sem te dar qualquer trabalho.

8.Matricular-se em um curso que só ensine gramática

Muitas vezes, os alunos se inscrevem em instituos que só ensinam gramática e não abordam nenhum outro aspecto da língua. Ao aprender um idioma, primeiro é importante mergulhar no seu vocabulário, nos sons e gírias antes de pular diretamente para algo tão complexo e lógico como é a gramática.

Assim, é preciso evitar se inscrever em qualquer um desses cursos que assentam apenas no ensino gramatical sem fazer nada diferente nas outras partes igualmente importantes da língua estrangeira.

Aprender uma nova língua só é produtivo quando você consegue evitar os 8 erros GRAVES que descrevemos acima.


Comentários